domingo, 21 de março de 2021

UM OUTRO AMANHÃ

 Antes de entrar no mérito do que quero expressar, acho que tenho o dever de lembrar que sou licenciado em Ciência Política, com especialização em Política Econômica, pela Universidade de Pádua. O orientador da minha tese foi:

Entre aos vários docentes, eu tive:

  • Renato Brunetta (it.wikipedia.org/wiki/Renato_Brunetta), Professor de Política Trabalhista, atual Ministro do governo Draghi e ex-Ministro do governo Berlusconi IV;

  • Carlo Bernini (it.wikipedia.org/wiki/Carlo_Bernini), Professor de Economia dos Transportes, Senador da República Italiana, Ministro do governo Andreotti VII e Governador da região Veneto;

  • Toni Negri (it.wikipedia.org/wiki/Toni_Negri), Professor de Sociologia, Deputado da República Italiana e sociólogo de renome internacional, bem como ideólogo das Brigadas Vermelhas.

Vamos direto ao ponto.

Há pouco tempo, Diana, minha esposa, me fez as seguintes perguntas:

“Mas por que surgiu essa pandemia? E como nasceu? ".

Eu respondi a estas perguntas:

“É como se vivêssemos em um livro cujos autores somos nós, seres humanos. Onde o enredo é a ganância por riqueza e poder, roubado de outros para se sentir superior a eles. É onde, no livro, estamos apedrejando DEUS, tirando o D inicial e o S final: EU POSSO é o título do livro ”.

Então, mais recentemente, ela me perguntou: "O que vai acontecer no futuro?" e isso é mais complexo de responder e a minha introdução está certíssima, ou seja, que dos vários Docentes, citados acima ou não, aprendi como, para projetar um futuro, é preciso voltar ao passado, ou seja , encontrar analogias com o presente.

<<Ao fazê-lo, encontramos, há apenas um século, a “espanhola”, que devastou o mundo, depois da 1ª Guerra Mundial e antes do colapso das bolsas de valores de todo o planeta.

Não vai acontecer no “papel-carbono”, mas terá semelhanças e só conseguiremos sair da crise atual quando:

  1. Os negadores aceitarão a existência de um vírus que mata.

  2. Os políticos, do mundo inteiro, deixarão de usar a polarização partidária para enriquecer, iludindo e enganando as pessoas com quimeras imaginárias, ou seja, vacinas que não são vacinas.

Quando isso acontecer, o mundo começará a produzir riqueza novamente, mas de um nível mais baixo porque todos seremos mais pobres. Isso significa que não teremos mais a possibilidade de escolher produtos de “qualidade” porque custariam muito caro para o nosso bolso.

Isso levará a uma visão de "quantidade", favorecendo os países com vocação agrícola básica como grãos, frutas, lavoura e pesca (Argentina, Brasil, China, Índia e EUA), induzindo os países com menor vocação a introduzir taxas alfandegaria, para proteger sua produção (África em geral, Europa, Japão, países Árabes e Rússia).>>

Não quero ir mais longe porque, pelo menos espero, que os Dirigentes mundiais tenham o bom senso de sentar-se à mesa para negociar com os Líderes de Estados, cujas dívidas ultrapassarão 10 vezes seu PIB: se há devedores, há também credores que terão de aceitar a pulverização de suas riquezas, acumuladas durante a crise e em detrimento dos povos, para não perder tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário