sábado, 17 de setembro de 2011

RESPEITO PARA OS BRASILEIROS, POR FAVOR!

Até anteontem não havia matérias fortes para argumentar, mas á tarde e á noite, chegaram dois bombas que me fizeram refletir e indignar dos nossos governantes.
Vou seguir a ordem de chegada.
1.       Tarde de quinta-feira de 15/09/2011.
Edison Lobão, Ministro de Minas e Energia, garantiu que no Brasil o Governo vai instalar outras 4 Usinas Nucleares, 2 no Sudeste e 2 no Nordeste. Ele afirmou que, na ocasião do acidente nuclear japonês, pediu ás duas empresas interessadas á construção das usinas, que fizessem estudos para avaliar a segurança das usinas existentes no Brasil e um possível projeto de expansão. Além disso, o Ministro disse “Não vimos problema algum. Aquilo que aconteceu no Japão foi causado por um tsunami, por catástrofe natural”. (Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/975751-brasil-retoma-planos-para-construir-outras-4-usinas-nucleares.shtml)
Querido Ministro talvez eu esteja errando, mas sempre pensei que uma avaliação deve ser feita por empresa que não tem interesse econômico no bem avaliado: Você deixaria um ladrão julgar si mesmo? Além disso, nós estamos usando a natureza por fins próprios nossos: como podemos culpa-la de desastres naturais como o da usina nuclear japonês, ou seja, somos nós humanos que devemos adequar os nossos produtos á natureza, não pretender que a natureza respeite os nossos bens. As catástrofes naturais são aqueles que mais matam homens no mundo e Você fala come se fosse um assunto de nada e marginal na vida do planeta: lamento, mas não compartilho o seu conceito de humanidades.
E se um desastre nuclear acontecesse por culpa humana e não ligada diretamente ao exercício da usina? Por absurdo consideramos UARS, o satélite desgovernado que a próxima semana vai cair na faixa geográfica que vai do Canada á América do Sul (Fonte: http://livrodomundo.com/?p=1015): entrando na atmosfera se vai esbagaçar em vários destroços dos quais os menores chegam pesar até 500 kg. Se formulamos “peso x velocidade / superfície de impacto”, me parece que a força geradora pelo menor pedaço possa ser equiparar numa bomba atômica. Querido Ministro Edison Lobão, primo responsável das instalações e do funcionamento das usinas nucleares, Você pode garantir ao Brasil que nada aconteceria no caso que um símil artefato humano precipitasse sobra uma destas usinas?
2.    Noite de quinta-feira de 15/09/2011.
Protecionismo: este conceito significa “crescimento relativo sem avanço e derrubando os concorrentes”. Em outras palavras este processo não promove um desenvolvimento, mas um rebaixamento de nível. Penso que o objetivo da nossa Presidente Dilma é de obter mais investimento em fabricas de peças automotivas que atualmente vêm importadas. Se em linha de principio o escopo é bom, na realidade a medida considerada é devastador:
·         Primeiramente os Países das indústrias que vão ser afetadas pela medida em assunto, a sua vez vão atuar um protecionismo contra bens oriundos Brasileiros, diminuindo assim as nossas exportações para a área atingida e, conseguintemente, a produção industrial daqueles bens.
·         Por segundo, emborra possa ser vantajosa a abertura de outras empresas no Brasil pela fabricação destas peças automotivos, queria saber aonde vão ser encontrados os funcionários experientes para desenvolver o projeto: importando mão de obra de fora?
·         Por terceiro, o tipo de protecionismo atuado vai estimular o aumento do preço de venda dos carros produzidos no Brasil com peças oriundas e também se estão fora do alcance da medida.
O que está sendo feito é mais parecido numa lobbing que no protecionismo: a Medida Ministerial não vai ser usada para beneficiar os Brasileiros, mas para aumentar a lucratividade das Empresas automotivas residentes; o lucro entra no bolso dos proprietários das empresas que não são brasileiros, são estrangeiros!
Cadê o significado inicial do protecionismo, ou seja, a intenção de proteger as industrias nacionais?
a.    Não aumentamos a nossa produção industrial;
b.    Não impulsionamos a mão de obra nacional;
c.    Outros países acumulam riqueza produzida no Brasil.
Eu acho isso um gol contra!!!
Você lembra os “Irmãos Metralha” dos quadrinhos de Donald Duck? Agem de impulso e sem prever os efeitos derivantes das decisões presas. Pessoalmente acho que todos os componentes do Governo, individualmente, sejam pessoas digna, mas parece que não colam entre eles: pode aconteser também nas melhores Seleções.
Não tenho outras palavras: por sorte numa Democracia as opiniões estão livres e gostaria de verdade que alguém me demonstra que estou errado; por favor.
Cordialmente e sem rancor.
Armando Cappello

Nenhum comentário:

Postar um comentário