sexta-feira, 21 de outubro de 2011

PARTIDOS OU POLÍTICOS: QUEM PESA MAIS?

Tempo atrás estava escutando um ativista politico o qual, seriamente, afirmou que o PCdeB, o seu Partido, era o único no Brasil não ser corrupto! ...emborra que os aderentes, em modo conformado, não sempre eram propriamente o espelho do partido que representavam: saí uma risada fragorosa como se assistindo á piada dum humorista.
Além que a historinha aconteceu de verdade, pelo contrario é claro que a sigla do Partido foi eu coloca-la agora por tornar cômica a situação do Ministro do Esporte Orlando Silva, contra o qual não tenho nada a dizer.  Ridículo é que, com a mudança de chefia do Ministério do Esporte, as alterações no Governo chegam a 10 em 10 meses: NOTA 10 Á NOSSA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF!!! Acho que, por pleno mérito, a nossa Presidente deve entrar no Guinness dos Recordes.
Antes de deixar de lado esta situação vergonhosa, queria formular uma consideração.
Desde sempre é verdade que os Ministros não deveriam ser trocados ao grito, mas se isto acontecer significa que a equipe presidencial não é assim honrada como deveria.  Se depois tem ração os representantes do Presidente, afirmando que o Ministério vai na frente o mesmo, é igual que a Presidente afirmasse que a Chefia dum Ministério é somente representativa e não substancial. E aí? Quem decide as linhas politicas dos Ministérios? Se não são mais os chefes decidir, o partido deles não tem mais peso politico. E quando os “gritos” irão surgir contra a Sra. Dilma Rousseff, quem a defenderia? As bocas dos políticos estão sempre cheias de palavras de oportunidade, mas só com as palavras não se consegue construir nada, ou contrario, se consegue derrubar... e assim assistiríamos num corre corre... para afastar-se em massa dá Presidência da Republica.
Viramos pagina, mas sempre permanecendo no tema politico.
São mais importantes os Partidos ou os Políticos que os representam?
O Partido é um grupo que reúne pessoas que compartilham ideias comuns: os ideais. Tais ideais se dividem em esquerda, centro e direita em conformidade aos conceitos que vêm expressos.
Ao contrario os políticos vêm eleitos em conformidade aos interesses que patrocinam: favorecer negócios.
Se os partidos se movem em conformidade ás exigências do momento, isto significa que as necessidades (escolhas politicas) são mais importantes dos ideais por os quais o partido foi criado. Aí é mais importante o politico, que traze energia ao partido através dos votos, respeito ao partido mesmo que não fornece indicação nenhuma respeito aos próprios endereços ideológicos.
Se este teorema é certo, porque continuar assistir o desperdício do nosso dinheiro? Não seria melhor mudar os atuais baronatos políticos (partidos) optando para distritos eleitorais uninominais? Qual é o politico que tem o saco para enfrentar esta mudança radical no costume brasileiro? Se no Brasil tudo está mudando, porque o sistema político deve ser sempre o mesmo?
Até mais,
Armando Cappello

Nenhum comentário:

Postar um comentário