terça-feira, 23 de agosto de 2011

ALERGIA DA RESPONSABILIDADE

1.    O domingo retrasado, num programa jornalístico que tratava de Controladores de Voo, a Rede Globo mandou uma intervista/depoimento dum Brigadeiro da Aviação Militar. Gostei da disponibilidade dele em esclarecer uns pontos técnicos que apareciam confusos, mas fiquei apavorado numa afirmação que o Brigadeiro mesmo deu; talvez, eu entendi errado, pois o argumento não era ligado em sentido estrito àquele cujo estavam tratando. Por isto gostaria se qualquer, que tem competência na matéria, me pudesse confirmar se é verdade que “O Brasil não exercita controlo global nenhum nos céus brasileiros; que o controle é feito somente pelas aeronaves que se aproximam aos aeroportos ou pelas que têm rota marcada”. No caso for verdadeira esta afirmação, significa que qualquer aeronave pode voar imperturbada (entrar – posar – decolar – sair) do Brasil e sem render conta para ninguém.
No meu conceito de Soberania, o Poder deve ter o conhecimento detalhado do conjunto de terra – céu – água pertinente á Nação e isto para favorecer o desenvolvimento do próprio território e do próprio povo, também através da sua salvaguarda.
2.    A semana atrasada foi á DPF para pedir o passaporte e, na pressa, paguei uma GRU errada. A atendente foi assim gentil que me imprimiu uma nova Guia e, uma vez pagada a taxa, ela me atendeu sem eu aguardar novamente na fila; sempre a atendente da PF forneceu-me também um formulário, distribuído pelo DPF, apto para pedir o reembolso da guia pagada por erro. Quando voltei para pegar o passaporte, apresentei o pedido go reembolso da quantia em palavra, fornecendo também uma segunda via para ter um recibo dos documentos que entreguei. Depois de meia hora solicitei a devolução desta segunda via oportunamente assinada, e me foi respondido: “Aqui não liberamos recibos assinados e a sua documentação vai para a União que executará o reembolso”. Á minha renovação de devolução da segunda via dos documentos entrego, com tom meio alterado a atendente me diz: “O VALOR SOLICITADO LHE SERÁ DEPOSITADO NA SUA CONTA EM 90 DIAS!”.
Em ambos os casos não é falta de responsabilidade (irresponsabilidade), mas é como se existisse uma alergia em assumir Responsabilidade, que nada outro é ausência de saber lidar com as próprias Responsabilidades.
·         Exercer a Soberania é ter a responsabilidade da Nação, ou seja, de todos os brasileiros perante o mundo inteiro.
·         Não devolver o recibo pelos documentos que foram entregue, é também fugir da própria responsabilidade; em futuro: eu não sei... eu não vi... eu não fui... eu não...
Quem cuida de nós deve estar á disposição dos cidadãos, não devem ser os brasileiros a disposição deles. A parte burocrática duma Nação existe para coordenar com responsabilidade funções publicas que favoreçam o desenvolvimento da sociedade, entendida no seu conjunto; o contrario não significa irresponsabilidade, mas é exercer a própria função com autoritarismo.
Atenciosamente,
Armando Cappello

Nenhum comentário:

Postar um comentário