terça-feira, 1 de novembro de 2011

CRESCER É DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL

Esta vez não vou argumentar de economia ou de politica, assuntos que cansam ser tratados quando o “sopa” é sempre a mesma, mas isto é porque os interlocutores são surdos ou não querem ouvir.
Hoje vou dar a noticia da gestação duma organização de voluntariado voltada ao crescimento e desenvolvimento de adolescentes e que tem como bandeira o seguinte slogan:
Educar os Adolescentes fazendo-os escolher a própria Evolução através do esporte:
um modo de crescer equilibrando as próprias emoções, respeitando o próximo e divertindo-se.
Estamos claramente fora da escura sombria dos ONGs que o Dilma.gov incriminou como culpadas de desviar ingentes energias financeiras dá econômica do Brasil: olha que por acaso os políticos nunca estão envolvidos! ou talvez isto acontece por que nunca foram investigados? Eu não sei... e Você o que acham?
A ideia desta ONG nasceu em maio deste ano na sala duma secretaria paroquial entre Pe. Ricardo, vicário da paroquia, e mim, ambos com a vontade de ajudar os adolescentes que vivem num dos mais perigosos bairros de Fortaleza e região metropolitana, onde moram quase 100.000 pessoas e onde existe em media mais de 3 jovens assassinados por semana: é impressionante a quantidade de rapazes e adolescentes que se entretêm na rua a noite: jogam bola, dançam, cantam, batem papo, brincam... mas fora de quaisquer coordenação, livres de todos e prontos para experimentar tudo.
Pe. Ricardo, considerada a minha experiência juvenil na Itália numa Organização filo-eclesiástica como atleta, como treinador e como participante ativo ao seu funcionamento (“CSI – Centro Sportivo Italiano” que se inspira á “FICEP – Fèdération International Catholique d’Éducation Physique et Sportive”), me convidou desenvolver um plano vaiável e autossustentável para depois confrontar-me com Francelio, coordenador geral da juventude da paroquia, para desenvolver um projeto praticável que abraçasse  o inteiro bairro. Juntos focarmos a forma, o modelo e o rumo da futura ONG e ampliarmos o grupo organizador com a agregação de outros 6 jovens dinâmicos e que nasceram, ou há anos que vivem no bairro.
Este preambulo para evidenciar como gostaríamos ter Você como parceiro nesta iniciativa social-educacional e, para quem vive em Fortaleza, agradeceríamos muito a sua presença numa nossa reunião, que se realizam todas as quartas-feiras ás 20h no centro paroquial de São Francisco de Assis em Palmeiras do Jangurussu, sobretudo para poder dialogar, confrontar-se e trocar de ideias no tema.
Aqui em seguida vou expor um flash da “Carta de Intenções” entrega nas mãos do Advogado Cláudio Angelim de Fortaleza que se ofereceu de doar o próprio auxilio profissional á ONG e está elaborando o Estatuto o cujo parto é previsto para inicio de dezembro 2011.
ESCOPOS
Promover um movimento esportivo que vive a experiência do esporte como momento de educação, crescimento, compromisso e agregação social, inspirando-se á visão cristã dos homens e da historia de serviço ás pessoas e ao território. Por isto considera e promove o esporte inserido no âmbito das atividades culturais, formativas e de tempo livre, endereçando-se para todas as faixas etárias, em particular modo àquela juvenil. A entidade tem estrutura democrática e opera através de órgãos próprios, garantindo a plena autonomia das Comunidades Associadas, promovendo a participação dos afiliados e dos aderentes de qualquer nível.
FINALIDADES
Promover e organizar:
·         Atividades motor-esportivas de caráter de amador, emborra se com modalidade de competição, com escopos de recreação – crescimento – saúde – maturação pessoal e social, de formação físico-esportiva e de inicio da pratica esportiva; o tudo realizado principalmente através de “centros de formação físico-esportivos” para todas as faixas etárias e de caráter social.
·         Atividade de formação: cursos e outras iniciativas de caráter formativo para qualquer tipo de operadores esportivos;
·         Atividade subsidiaria cultural - de comunicação - indagação - procura finalizadas á promoção e difusão da pratica esportiva;
·         Manifestações de caráter cultural - informativo - técnico - didático destinado á promoção e á difusão da pratica esportiva.
Buscar:
·         A difusão do esporte para todos, colaborando com as famílias, as instituições e as estruturas educacionais e sociais;
·         Que o esporte seja reconhecido como direito social e venham instituídos, incrementando os serviços públicos relacionados;
·         Particular atenção ás iniciativas visadas aos emarginados no âmbito da sua atividade institucional.
Em fé,
Armando Cappello

Nenhum comentário:

Postar um comentário